O HAPKIDO
É uma arte marcial coreana de combate híbrido.
Também conhecido como MMA Coreano (한국종합무술 합기도).
O Hapkido contém tanto técnicas de combate de longa distância quanto de curta distância, Como chutes, socos, torções, projeções, técnicas de solo e armas.
Existe diferentes escolas de HAPKIDO, essas desenvolvem diferentes técnicas. No entanto, as técnicas fundamentais são encontradas em todas as escolas (kwan), sendo que todas as técnicas devem seguir os três princípios do HAPKIDO.
PRINCIPIOS DO HAPKIDO
화
Wa
Princípio da não resistência:
Refere-se à harmonia e à não resistência.
원
Won
Princípio da circularidade:
Envolve a ideia de usar movimentos circulares para redirecionar a força do oponente e criar vantagem.
물
mull
Princípio da fluidez:
Esse princípio é baseado na fluidez e na adaptabilidade, assim como a água que se molda conforme o ambiente.
O HAPKIDO NO BRASIL
O Hapkido no Brasil teve inicio como o Grão mestre Park Sung Jae. Seu primeiro contato com artes marciais aos 4 anos, uma vez que seu pai e tios já eram praticantes. Aos 6 anos, ele começou seu treinamento formal em artes marciais, vestindo seu primeiro kimono. Seu treinamento incluiu a orientação rigorosa de seu tio No Suk Pak, um mestre em Yudo, Gundo e habilidoso com a bengala. No Suk Pak também ensinou a Park Sung Jae uma arte marcial antiga chamada Hapki Yu Sul, que mais tarde se tornaria a base principal do Hapkido.
Em sua jornada, GM Park Sung Jae também buscou as lendárias "10 técnicas perdidas" mencionadas na história do monge Seo San Dae Sa. Embora os nomes dessas técnicas fossem conhecidos, os detalhes exatos de treinamento permaneciam desconhecidos.
Na década de 1950, Park Sung Jae e seu mestre No Suk Pak começaram a reorganizar seus treinamentos, estabeleceram padrões de procedimentos e técnicas, e criaram a Jung Do Kwan (escola do caminho reto).
Em meados da década de 1970, Park Sung Jae foi enviado ao Brasil para promover o Hapkido. Ele não recebeu um convite especial, mas ofereceu seus serviços ao alto comando do exército brasileiro, realizando uma demonstração impressionante que o garantiu um lugar para treinar os militares brasileiros.
A chegada de Park Sung Jae ao Brasil marcou o início da expansão do Hapkido no país. Ele formou a Associação HAPKIDO do Brasil em 1973 e continuou a ensinar e promover a arte marcial.
Embora tenha havido diferentes associações e federações de Hapkido na Coreia e no exterior, Park Sung Jae permaneceu ensinando Hapkido com aulas privadas e seminários, sem estar oficialmente ligado a nenhuma federação internacional de Hapkido.
Atualmente, existem discussões sobre a possibilidade de criar uma nova confederação internacional de Hapkido, liderada por Park Sung Jae. Também se considera a criação de uma nova organização internacional de Hapkido com sede no Brasil.
Essa é a linhagem e a história do Grão Mestre Park Sung Jae e sua contribuição para a disseminação e desenvolvimento do Hapkido no Brasil e no mundo.
gm Park Sung JaE
mestre No Suk Pak
Fotos retiradas do Google
TÉCNICAS BÁSICAS DO HAPKIDO - 무 술 기 술
CHUTES
CHAGI - 차기
QUEDAS
NAKBEOP - 낙법
SOCOS
JIRUGUI - 지르기
TÉCNICAS DE SOLO
WASUL - 와술
PROJEÇÕES
Deonjigi - 던기기
TORÇÕES
kokki - 꺽기
Hapkido documentary | Korean TV Korean Martial Arts
© 2023 - Todos os direitos reservados. Seungri Dojang Kuk Sool Kwan